Desenvolvo ações de governança ambiental, social e corporativa (ESG) e também atuo como comunicador e educador socioambiental.
Impacto socioambiental
A preocupação com as questões ambientais cresce continuamente. O público em geral procura adotar um estilo de vida mais sustentável. As boas práticas socioambientais também estão entrando no radar do mundo corporativo, seja por pressão dos consumidores ou para se adequar à legislação mais rigorosa.
A diminuição do impacto na natureza deve ser cada vez mais uma preocupação corporativa. Entre as estratégias estão a utilização de material renovável; relacionamento ético com a comunidade; realização de ações de educação ambiental; fiscalização com maior rigor dos fornecedores e ampliação da eficiência energética, hídrica, logística e da gestão de resíduos sólidos.
Comunicação socioambiental
Meu trabalho é orientado pela sinergia de valores. Para além da divisão off e online, é necessário atentar para as características do cliente, do público-alvo e da escolha do canal adequado. A estratégia de atuação integra gestão de presença na mídia digital (manutenção de sites, redes sociais e criação de ações para dispositivos móveis) e desenvolvimento de projetos especiais.
- Gestão de ambientes digitais: análise (interesses do seu público; como a empresa e os concorrentes são percebidos), planejamento de presença (que canais utilizar, qual o conteúdo adequado, características da dinâmica do relacionamento nas novas mídias etc.), criação de conteúdo (atualização de blogs e redes sociais online), seeding (divulgação em ambientes de nicho) e gerenciamento de comunidade;
- Elaboração e desenvolvimento de projetos especiais e publicações segmentadas (custom publishing): definição de meios e formatos digitais adequados, elaboração de ações criativas, redação de conteúdo específico e manutenção de newsletters, landing pages e publicações customizadas (brand content), atentando para a linguagem específica do meio (webwritting);
- Curadoria de conteúdo (content hunt): seleção de informação para publicação online (blog, twitter, facebook, tumblr etc). Notícias divulgadas em outros sites, virais e informações em primeira mão podem ser compartilhados nos perfis dos sites da web 2.0 mantidos pelo cliente (content quality e engagement).